Enfrentar a concorrência e conduzir um negócio nunca foi tarefa fácil para os empreendedores. A missão fica ainda mais difícil quando o mercado está estagnado e cada venda é disputada com muita garra pelos players desse jogo. Sua empresa deve adotar uma postura diferenciada para a gestão em tempos de crise e garantir seu posicionamento junto ao seu público-alvo.

Confira, a seguir, 5 dicas para não desistir do negócio e continuar faturando na crise!

Faça uma pesquisa de mercado

Um ótimo recurso para a gestão em tempos de crise é a pesquisa de mercado. Esse tipo de serviço permite que você descubra o perfil do seu público, quais são seus hábitos, suas dores e que mídias consome para chegar ao produto ou serviço que sua empresa oferece. Pesquisas de mercado devem ser feitas com uma certa frequência, já que o cenário e seu cliente mudam com o passar do tempo e você tem o dever de acompanhar esses novos contextos.

Mantenha a experiência do cliente

Durante a crise, a primeira ação que a maioria das pessoas toma é cortar custos. Essa é uma atitude correta, porém, a decisão a respeito desses cortes pode mudar tudo. A regra básica é não modificar a experiência do cliente, ou seja, procure mexer em pontos de sua empresa que não afetarão o relacionamento com o cliente. Se você vende sorvetes, por exemplo, e resolve comprar um ingrediente mais barato e de menor qualidade, é muito provável que seu público perceba a diferença no sabor e procure o concorrente que está mantendo o padrão do produto. Se possível, considere o auxílio de uma consultoria especializada nesse momento.

Continue investindo em marketing

O marketing é indispensável e também não pode ser alvo da sua política de redução de custos, já que esse é o elo que conecta sua oferta com a procura existente no mercado. Seus clientes possuem demandas e estão procurando alguém que tenha soluções para elas, então continue marcando presença na vida dessas pessoas. O efeito do marketing na gestão em tempos de crise será maior ainda se seus concorrentes tiverem cortado esse investimento, assim, você estará um passo à frente deles e mais próximo do público-alvo.

Inove no seu produto/serviço

Inovação sempre é uma regra do jogo, mas, na gestão em tempos de crise, passa a ser prioridade total. Não espere crescer oferecendo o mesmo produto ou serviço do seu concorrente: inove, procure um diferencial. Pode ser, por exemplo, um atendimento mais personalizado, um novo canal de vendas, um delivery mais rápido ou formas de pagamento mais facilitadas. Aplique sua criatividade na empresa, pois as possibilidades de diferenciação são inúmeras!

Trabalhe com metas e planejamento

Uma boa gestão depende de metas. Você precisa saber para onde está levando sua empresa, principalmente em épocas turbulentas de crise econômica e política. Estabeleça um ponto de chegada para sua empresa daqui a 5 anos, por exemplo, e identifique quais os indicadores necessários para guiá-lo nesse trajeto, como faturamento, lucro líquido ou participação no mercado da região. Ferramentas administrativas aplicadas por consultores, como identidade institucional e balanced scorecard, podem ser uma ótima solução.

Maximizar seus resultados por meio de uma gestão em tempos de crise é uma missão difícil, porém, não é impossível. Se você aplicar as dicas que apresentamos, seu negócio continuará sendo um investimento vantajoso e rentável. Se tiver dificuldades, considere o apoio de uma consultoria na condução de sua empresa.

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