Definir metas definitivamente é uma tarefa difícil. É preciso estabelecer prazos, acompanhar o histórico da empresa e os indicadores econômicos, pensar em maneiras para motivar os colaboradores, entre muitas outras coisas. O esperado é que, ao final do prazo estabelecido e de todo o esforço, a equipe consiga realizar o que foi proposto, certo? Infelizmente, nem sempre funciona assim.

Em grande parte dos casos, mesmo quando o gestor estabelece metas justas, as equipes não conseguem atingir o desempenho esperado. Os motivos para o fracasso podem ser inúmeros: processos ineficientes, desmotivação interna e até problemas com a escassez de estoques. Em suma, para bater metas de vendas, é preciso não só de empenho, mas também planejamento.

A seguir, selecionamos algumas dicas para que você consiga atingir as metas de vendas com sucesso. Confira!

Invista na fidelização

Muitos gestores investem tempo e dinheiro para conquistar novos clientes. É sempre importante correr atrás de novas oportunidades, no entanto, antes disso, é importante exaurir ao máximo o potencial de retorno dos seus atuais clientes. Sim, fidelizar é uma necessidade caso você queira cumprir as suas metas.

Para termos uma ideia da importância da fidelização, estima-se que clientes fidelizados costumam ser responsáveis por 65% das vendas de uma organização. Além disso, são eles que promovem o famoso marketing boca a boca, o que é ideal para promover o negócio espontaneamente.

Otimize os processos internos

Como vimos na introdução do nosso texto, muitos problemas podem ocorrer por conta de falhas nos processos internos. Se um item magicamente some do estoque, por exemplo, e a reposição não for feita tempestivamente, quem perde não é apenas o consumidor que procura, mas, principalmente, a empresa como um todo. Pode ter certeza que, no final, as metas não serão cumpridas.

Por isso, é muito importante arrumar a casa antes de estimular a equipe a bater as metas de vendas. Aposte em um ERP (Enterprise Resource Planning), sistema utilizado para controlar os processos e garantir agilidade na reposição de estoques.

Motive os colaboradores

A motivação, sem dúvidas, é outro fator que influencia diretamente no cumprimento de metas, mas como trabalhá-la em um ambiente de vendas? Em primeiro lugar, é preciso que o gestor defina metas e recompensas estimulantes. Metas inalcançáveis e recompensas injustas geram desistência por parte das equipes.

Portanto, é preciso definir as metas com base no padrão SMART, que observa cinco elementos principais: especificidade; mensurabilidade; atingibilidade; relevância e temporalidade. Além disso, é preciso desenvolver um bom sistema de comissões e, se possível, prêmios extra, como viagens de incentivo, por exemplo.

Aposte no marketing

Por fim, não importa se estamos falando da fidelização de clientes ou da ampliação do público-alvo: o marketing é uma parte indispensável no processo de cumprimento de metas. Infelizmente, são muitos os gestores que acreditam que o marketing é um custo, quando na verdade, é um investimento feito pela organização, com retorno no médio e no longo prazo.

Hoje, soluções em marketing digital podem ser extremamente baratas e geram um excelente retorno para o negócio. É o caso das mídias sociais, dos links patrocinados ou até o marketing de conteúdo. Fique atento às possibilidades para bater suas metas de vendas!

Gostou das nossas dicas? Para você, qual é o maior desafio na hora de bater metas? Conte a sua experiência nos comentários!