O QUE MOVE AS EMPRESAS?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O RH estratégico! A maioria das pessoas vê o RH de uma empresa como o defensor dos “oprimidos”. E não, ele não é assim! No RH Estratégico não é só ouvir os colaboradores, é “ouvir” a empresa também, criar um elo de necessidades entre o negócio e as pessoas e manter o equilíbrio entre ação e resultado.

Contudo, fazer com que a empresa entenda o funcionário e o funcionário “vista a camisa da empresa” é mais complicado do que parece. E é exatamente nesse ponto que entra a dificuldade e a importância da área de Gestão de Pessoas.

Já se passou a época que o diferencial das empresas era a tecnologia. Hoje, o diferencial da empresa é o intelecto, o capital humano. Reconhecer e desenvolver habilidades e competências são fundamentais no desenvolvimento e sucesso de uma instituição. Para isso, as empresas não gastam dinheiro com o funcionário, investem na sua aprendizagem e, sucessivamente, no alcance dos objetivos da própria organização.

Mas investir no potencial dos colaboradores é a melhor saída? Isso aumentará os lucros e perspectivas da empresa? E se o funcionário deixar a empresa? Será investimento ou prejuízo? Como manter esse funcionário dentro da empresa?

Essas são perguntas pertinentes dentro das instituições, que levam os departamentos financeiros a terem medo de retirar dinheiro do caixa e acabar por investir em uma incógnita.

Pronto! Aqui está o papel do RH estratégico: analisar o contexto do negócio e identificar as competências que serão necessárias aos envolvidos no processo de atuação da empresa, além de conciliar os valores da organização com dos funcionários, para que eles entendam que o melhor negócio é permanecer na empresa e crescer profissionalmente por meio do desenvolvimento dela.

Aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas de resolução de problemas, aumentar vendas, incrementar a produtividade da equipe e deixar com que os funcionários participem, efetivamente, da meta da empresa é agregar valor. E isso, já é um passo à frente do mercado.

O maestro conduz uma orquestra

                         O maestro conduz seus músicos em uma orquestra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *