A pesquisa de mercado é uma ferramenta que tem por objetivo auxiliar a definição de estratégias de uma empresa, proporcionando uma visão geral de mercado e identificando o perfil de seus clientes.

Sua função é possibilitar a avaliação de fornecedores em potencial, dimensionar o mercado, apontando qual o segmento mais lucrativo, descobrir tendências, avaliar a performance de mercado dos produtos oferecidos por sua empresa e auxiliar na determinação dos preços a serem praticados.

Fazer uma pesquisa de mercado é um passo essencial para qualquer empreendedor que quer abrir um negócio. Confira a seguir os principais motivos para investir nessa etapa!

Conhecer seu público-alvo

Qualquer empresa tem o dever de saber, especificamente, para quem os produtos serão vendidos. Você sabe quem são os seus consumidores? Se a resposta for vaga, como “o pessoal do bairro” ou “os empresários da cidade”, infelizmente, você não sabe nada sobre seu público.

Na análise de público-alvo, as informações devem ser bem detalhadas e trazer várias características sobre seu consumidor ideal, como idade, sexo, localização, hábitos, preferências, formação, etc. Você deve buscar traçar um perfil socioeconômico o mais completo o possível. 

Quanto maior for o seu conhecimento sobre seu target (público-alvo), mais fácil será atingi-lo com informações que gerem impacto e despertem seu interesse por seu produto ou serviço.

Avaliar seu potencial de mercado

Você sabe quanto o segmento do mercado que você escolheu pode arrecadar com o produto ou serviço oferecido por sua futura empresa? Em uma pesquisa de mercado, ao avaliar o potencial de mercado, você consegue avaliar quanto seus clientes em potencial dispõem para comprar seu produto ou serviço.

Esta avaliação deve ser realizada por qualquer empresário que esteja estudando a possibilidade de abrir uma empresa, levando em conta qual a quantidade de concorrentes que há no momento e qual a possibilidade de chegarem mais concorrentes.

É fundamental ter em mente que todo mercado pode ser mensurado, seja por meio de unidades de produtos, desempenho financeiro ou da quantia de pessoas que o compõe.

Ainda que seja de extrema importância a realização desse estudo, não é difícil encontrar empresas que desconhecem o tamanho do mercado em que atua, sejam elas nacionais ou regionais. Sem esses dados, a empresa só tem a perder, ignorando os valores praticados no mercado e a parcela que cabe a cada um de seus concorrentes.

Analisar possíveis fornecedores

Mesmo que na análise de concorrência você tenha identificado que seu preço está dentro da média praticada pelo mercado, por que não buscar novos fornecedores a fim de reduzir custos ou aumentar a qualidade?

Muitas empresas estabelecem parcerias cegas e confiam totalmente em seus fornecedores de modo que, após algum tempo, deixam de pedir cotações a outros possíveis parceiros  um erro comum, mas que pode ser fatal. Buscar fornecedores que ofereçam preços menores, maior qualidade e facilidades no pagamento, é uma prática que integra a pesquisa de mercado feita antes de abrir um negócio, mas que deve ser constante.

E a sua empresa, já fez uma pesquisa de mercado? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!