Por onde começa o conhecimento de mercado?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A EJCAD aplicou para os professores e alunos do Curso de Administração da UFES, nos turnos diurno e noturno, uma Pesquisa de Mercado referente a SemanAD – Semana de Administração.

A SemanAD tem a intenção de promover atividades complementares para a formação dos alunos do curso. Ela não ocorre desde o ano de 2008, por isso, temos o propósito de realizar essa ação tão importante para a aprendizagem e integração dos participantes.

A pesquisa foi elaborada com a finalidade de saber o interesse dos alunos e a viabilidade do evento. Um total de 348 alunos responderam o questionário, que foi formulado pela nossa equipe. Dessa quantidade de respostas, 328 disseram que participariam da Semana de Administração.

Mas você sabe o que é uma Pesquisa de Mercado? Por que realizá-la? Em que ela pode ajudar? Como ela é feita?

A Pesquisa de Mercado é um importante meio que possibilita adquirir informações necessárias para a realização de ações, tais como: empreendimentos, eventos, projetos. Além de permitir visualizar o mercado como um todo, sejam os fornecedores, clientes, concorrentes e, no caso da pesquisa sobre a SemanAD, as partes interessadas: alunos, professores, colegiado do curso, coordenadores e também curiosos sobre o assunto.

Essa ferramenta permite mitigar riscos no momento de executar qualquer iniciativa. Permite também identificar oportunidades específicas e pontuais sobre o que é pretendido e pode ainda servir como instrumento para identificar como está o posicionamento de mercado da sua organização, por exemplo.

A estruturação desse tipo de Pesquisa, vai de acordo com algumas perguntas do tipo:

  • Qual é o público alvo? Quais são os principais objetivos em realizar a pesquisa?
  • Como irá fazer a coleta a coleta de dados? (Via e-mail, telefone, presencialmente)
  • Qual será o método de pesquisa utilizado? (Questionários, entrevistas)
  • De acordo com a população total, qual o tamanho da amostra a ser definida? (Amostra: é um subconjunto de elementos extraídos de uma população)
  • Quais questões devem conter no formulário ou questionário para atender aos objetivos pretendidos?
  • Como será a abordagem na hora de aplicar a pesquisa? (Define-se: local, hora….)
  • Já conseguiu os dados?! Agora é a hora da Tabulação! Esse processo serve para organizar todas as respostas obtidas a fim de gerar informações para análises e gráficos.
  • Os dados obtidos e organizados com a pesquisa possibilitaram a identificação de aspectos relevantes para a tomada de decisão?

PM - Final

A Pesquisa de Mercado é essencial! É um dos produtos mais procurados na EJCAD.

 

Você está pensando em abrir um negócio? Por que não nos procurar e ter uma visão panorâmica para o empreendimento?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *