Programa de Inovação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das características mais visíveis do Movimento Empresa Júnior e que acaba por difundir-se cada vez mais nesse meio é a inovação. Com a EJCAD o panorama não é diferente, tanto, que temos inovação como um dos nossos valores, pois temos certeza que no mercado altamente competitivo e que possui um fluxo muito grande de conteúdo, gerar idéias diferenciadas, é sem dúvidas, uma necessidade!

 Aí, surge a importância do PI! Mas o que é um Programa de Inovação?

Esse recurso busca com que cada membro da organização pesquise e até desenvolva novas práticas, metodologias, ações, ferramentas, processos ou até mesmo produtos a fim de otimizar o desempenho, incrementar mudanças e potencializar o crescimento corporativo.

O programa de inovação permite avanço, não só para a organização, mas também individualmente para cada membro participante e, além disso, reforça o vínculo entre funcionário e empresa devido a oportunidade de participar e criar, ativamente na organização, mesmo o programa não sendo obrigatório.

 Na EJCAD, o PI foi implementado pela Diretoria de Estrutura e Pessoas e já está em execução! O nome escolhido para representar foi 3,14 (em referência ao valor matemático representado pela letra grega: π ‘PI’). Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do 3,14!

 Todos os membros da EJCAD podem participar. Cada membro participante deve escolher um macrotema para pesquisa, esse por sua vez, relacionado à nossa atividade, como por exemplo: Finanças, Marketing etc. Com os macro temas aprovados pela diretoria e de acordo com o campo de pesquisa, vamos para a definição dos microtemas, que são abordagens mais específicas dentro do assunto pertinente, um exemplo: no macro Finanças, particularmente sobre Precificações de Projeto. Conforme ocorre a validação dos microtemas junto à diretoria responsável, o membro pode iniciar sua busca pelo aperfeiçoamento. Com a pesquisa em andamento, mensalmente, o membro deverá dar um repport para a diretoria coordenadora do tema sobre o que vem sendo produzido no programa de inovação, que possui duração (cíclica) de 3 meses.

 A busca pela novidade traz conhecimento, e não é só isso. No nosso caso, reconhecimento e premiação, na forma de: financiamento de cursos, livros, certificado de honra, dentre outras formas. Estabelecendo essas congratulações, reforçamos ainda mais a importância de participar de programas do tipo e enaltecemos a iniciativa dos nossos membros!

Ideia

Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”  (Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *